A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) emitiu um alerta crítico aos seus usuários nesta segunda-feira, destacando o aumento de atividades fraudulentas envolvendo o pagamento de contas de água e saneamento. Golpistas têm utilizado sites e perfis de WhatsApp forjados para enganar clientes, redirecionando pagamentos para contas fraudulentas. A fim de combater esta onda de fraudes, a Embasa compartilhou orientações essenciais para a identificação de páginas e contatos legítimos.
Os cibercriminosos, segundo a empresa, criam páginas na internet e contas no WhatsApp que mimetizam com alta precisão os canais oficiais da Embasa, induzindo os clientes a gerarem segundas vias de contas com códigos de barras ou QR Codes alterados. Essa modificação encaminha o pagamento diretamente aos fraudadores, em vez da empresa. Para combater essa prática, a Embasa enfatiza a importância de validar a URL do site oficial (www.embasa.ba.gov.br) e o Atendimento Virtual (https://atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br), além do número oficial do WhatsApp (71 9717-0999).
João Ricardo Souza, gerente de relacionamento com o cliente da Embasa, salienta a necessidade de confirmar todos os detalhes antes de realizar o pagamento, especialmente verificando se o QR Code utilizado corresponde de fato à conta do usuário e se o beneficiário é a Embasa com o Citibank como instituição bancária vinculada. Ele também destaca que a empresa nunca solicita pagamentos via PIX utilizando chave Pix associada a CPF, telefone ou CNPJ.
A empresa ainda aconselha o uso do cartão de crédito através do Atendimento Virtual, que requer login com senha, como uma forma segura de pagamento. Em situações suspeitas, os clientes são instados a interromper o pagamento imediatamente e contatar a Embasa através dos canais de atendimento para denunciar a tentativa de fraude.
A Embasa também recomenda precauções adicionais, como a verificação do CNPJ da empresa e do banco receptor (Citibank) antes de confirmar transações via Pix e a atenção para os primeiros dígitos do código de barras nas contas, que devem iniciar com “82”. Além disso, aconselha-se desconfiança de sites que não seguem o padrão ba.gov.br, que apresentem erros de grafia ou design de baixa qualidade, e sugere-se a confirmação manual do endereço do site.
Para obter uma segunda via da conta de maneira segura, a Embasa indica o uso do teleatendimento pelo número 0800 0555 195, do Atendimento Virtual ou do WhatsApp oficial.