Google amplia experiência no celular com novo feed de notificações em Android e iOS

Google expande função de notificações para Android e iOS, incluindo previsões e dicas personalizadas.

notificações

Imagine ter todas as novidades que interessam diretamente na ponta dos dedos, sem precisar abrir múltiplos aplicativos ou pesquisar incessantemente na web. Essa é a promessa por trás da mais recente inovação do Google, destinada a usuários de dispositivos móveis Androide iOS.

Anteriormente, a interface de pesquisa do Google no celular já fornecia alertas personalizados baseados nas preferências do usuário, desde atualizações de esportes e ações até a previsão do tempo e recomendações de entretenimento. Agora, essa funcionalidade está prestes a ser ainda mais aprimorada com a introdução de um feed de notificações, disponível tanto no Android quanto no iOS, conforme revela um relatório do site 9to5Google.

Este novo feed de notificações aparecerá na forma de um ícone de sino situado ao lado da imagem do perfil do usuário, encontrado tanto na página inicial do google.com em dispositivos móveis quanto na página dos resultados de pesquisa. Um detalhe interessante é que, quando existirem novas notificações não visualizadas, o sino será destacado em vermelho, mostrando a quantidade de novos alertas, instigando o usuário a explorar as últimas atualizações. Importante ressaltar que este recurso será exclusivo para a experiência mobile, não estando acessível na versão web para desktop.

Esse hub de notificações promete ser um recurso conveniente para manter-se atualizado. Com uma interface planejada para facilitar a navegação, cada notificação vem acompanhada de um ícone de categoria, o texto informativo, a data de envio e, em alguns casos, imagens pertinentes. Tocar na notificação abrirá uma pesquisa do Google relacionada, oferecendo um acesso rápido a informações detalhadas.

O potencial deste novo recurso é vasto. Para usuários do iOS, essa função já era um aspecto em teste, incorporado à interface de pesquisa do app do Google como um feed de informações úteis e relevante ao usuário. Quanto aos usuários Android, o feed já havia sido brevemente testado no app do Google no final de outubro, sinalizando um interesse em refinar e melhorar essa funcionalidade antes de sua implementação plena.

Com essa inovação, o Google dá mais um passo para consolidar sua posição como a espinha dorsal da nossa experiência digital diária, oferecendo um meio sólido de manter os usuários informados e engajados com o mundo ao seu redor, tudo isso sem sair da plataforma do Google.