Google implementará IA para bloquear rapidamente celulares roubados

Google lança tecnologia AI para bloquear smartphones roubados instantaneamente, prevenindo perda de dados sensíveis. Disponível em Androids recentes.

inteligência artificial

O Google anunciou uma novidade que promete revolucionar a segurança dos smartphones. A gigante de tecnologia vai implementar uma inteligência artificial para analisar e identificar roubos de telefones, ativando um bloqueio automático da tela em questão de segundos. Este avanço será disponibilizado para os dispositivos com a versão mais recente do sistema operacional Android ainda este ano.

Como funciona o sistema de bloqueio?

Chamado de “bloqueio de prevenção de roubo”, o sistema utilizará a IA para reconhecer movimentos específicos que indicam um possível roubo. Por exemplo, se o telefone for puxado das mãos do usuário enquanto ele está em movimento – seja correndo, andando de bicicleta ou mesmo dirigindo – o dispositivo será imediatamente bloqueado.

A implementação deste recurso é uma resposta ao crescente número de roubos de smartphones, que colocam em risco não apenas o aparelho, mas também os dados sensíveis nele armazenados, como informações financeiras e pessoais.

Estatísticas preocupantes

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil viu um aumento de 16,6% nos furtos e roubos de celulares no último ano, pulando de 853 mil casos para quase um milhão. Isso significa que, em média, 114 celulares são roubados por hora no país.

Proteção contra golpes telefônicos

Além do bloqueio de prevenção de roubo, o Google está levando a segurança um passo adiante com o uso da IA Gemini. Essa tecnologia visa detectar padrões de ligações fraudulentas e alertar os usuários sobre possíveis golpes. Se um golpista tentar se passar por operador de banco e solicitar transferências urgentes ou dados pessoais, o usuário será imediatamente alertado.

Com essas medidas, o Google reforça seu compromisso em proteger a integridade e a privacidade dos dados de seus usuários, minimizando as chances de prejuízos financeiros e violações de privacidade decorrentes de roubos ou golpes.