O Google divulgou a primeira versão para os desenvolvedores do Android 14. O sistema é composto por pequenas alterações, mas demonstra que o gigante das pesquisas quer melhorá-lo ainda mais para telas dobráveis, introduzindo opções de segurança e privacidade mais sólidas.
A Developer Preview 1 (ou “DP1”) é o primeiro lançamento público do Android 14. Essa compilação é exclusiva para desenvolvedores que desejam ter um conhecimento aprofundado dos planos do Google para o sistema operacional. A previsão era que os testes do sistema operativo começassem em agosto do ano passado, terminando o período experimental do Android.
Novidades do Android 14:
Como se trata da primeira versão preliminar do sistema operacional, é difícil para o usuário final perceber as novidades. A grande maioria das alterações é sutil, ou está escondida na estrutura do software.
Foco em telas maiores:
Algumas das novidades mais relevantes são as melhorias na escalabilidade do Android 14. O Google quer aperfeiçoar ainda mais o sistema operacional no que diz respeito ao suporte para telas maiores (tablets e dobráveis), melhorando o que já foi realizado no Android 12L e 13.
O foco agora será facilitar a otimização de aplicativos para diferentes tamanhos de tela. A ideia é que os programas sejam fáceis de adaptar para os diferentes formatos do Android.
Em termos de personalização, o Google também parece ter o Android 14 como foco de adaptabilidade. O sistema suportará um aumento de até 200% do tamanho original, bem maior que os 130% permitidos atualmente.
“Para atenuar os problemas em que o texto fica muito grande, a partir do Android 14, uma curva de dimensionamento de fonte não linear é aplicada automaticamente. Isso garante que o texto que já é grande o suficiente não aumente na mesma proporção que o texto menor”, explicou o Google.
API para gêneros gramaticais:
Uma API foi criada para simplificar a adaptação de aplicativos para línguas com gêneros gramaticais, como o português.
Segurança e privacidade:
Outra modificação na arquitetura do sistema operacional é a impedimento da instalação de aplicativos com a targetSdkVersion menor que 23 (relativo ao Android 6.0, que foi divulgado em 2015). A alteração é sutil e não deve atrapalhar a rotina do usuário normal, mas é relevante para o funcionamento de programas.
Otimizações discretas:
A versão preliminar do Android 14 apresenta várias melhorias nos sistemas para aumentar a duração da bateria e tornar a experiência mais agradável. Algumas dessas modificações são inerentes, mas outras precisam ser cumpridas pelos desenvolvedores de aplicativos para tornar a experiência mais satisfatória.
Suporte para prévia de desenvolvedores do Android 14
A versão preliminar do Google tem uma lista de compatibilidade muito limitada, mas está disponível para testes por um grande número de pessoas.
Cronograma de lançamentos:
O Google apresentou o fluxo de atualizações do sistema operacional junto com a inauguração da primeira prévia do Android 14, Com isso, o cronograma inicia em fevereiro com a prévia para desenvolvedores que se prolonga até março e, entre abril e julho, o sistema abrirá para fase Beta.
Não há informações sobre quando a versão final do Android 14 será divulgada, mas se o Google seguir o costume, ele deve dar as caras em setembro ou outubro de 2023.