O Google suspendeu o aplicativo chinês Pinduoduo na sua loja de aplicativos por preocupações de segurança. O bloqueio ocorreu depois que malware foi encontrado em versões do app. Além disso, os usuários que têm versões maliciosas do aplicativo baixadas em seus dispositivos são avisados e solicitados a desinstalá-las.
O Pinduoduo é um aplicativo de social commerce popular na China que oferece descontos a partir da compra de várias unidades de um item. Quanto mais um grupo de pessoas adere a uma transação, mais barato fica o produto ou serviço. No entanto, não ficou claro se há preocupações de segurança semelhantes em relação ao aplicativo Pinduoduo para usuários da Apple, já que o aplicativo ainda estava disponível para download na App Store nesta terça-feira.
De acordo com o comunicado emitido pelo Google, a aplicação do Google Play Protect foi definida para bloquear as tentativas de instalação de aplicativos maliciosos identificados. Os downloads de aplicativos para Android e iOS podem ser encontrados em sites que permitem que as pessoas baixem softwares sem passar pelas lojas oficiais.
A suspensão do Pinduoduo pela loja do Google ocorre em um momento em que os Estados Unidos estão aumentando a pressão sobre a China por questões de segurança. O Google suspendeu o aplicativo chinês devido a suspeita de disseminação de malware, enquanto os EUA continuam a fazer acusações de possível espionagem por parte de aplicativos chineses, como o TikTok.
Em comunicado, a empresa chinesa Pinduoduo disse que o Google não compartilhou mais detalhes, além de informar que a versão atual de seu aplicativo “não está em conformidade com a política do Google”. A empresa também rejeitou veementemente a especulação e a acusação de que o aplicativo é malicioso, apenas a partir de uma resposta genérica e não conclusiva do Google.