A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou nesta quarta-feira (5) que o governo federal pretende lançar um novo edital do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) “nas próximas semanas”. A previsão foi dada durante sua participação no programa “Bom dia, Ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O objetivo é que a publicação ocorra até o final do primeiro trimestre, em março.
A nova edição do CNU terá um número reduzido de carreiras em comparação com a primeira versão, mas seguirá sendo atrativa, segundo Dweck. As carreiras contempladas serão diferentes das ofertadas anteriormente, uma vez que novas vagas só poderão ser abertas para as mesmas funções após o fim da validade do concurso anterior, que dura um ano.
A ministra também destacou que a intenção é realizar as provas em agosto, período com menor incidência de chuvas no país, conforme análise do governo. No entanto, a viabilidade da data dependerá do cronograma do edital. Além disso, Dweck informou que há possibilidade de realização de novos certames para algumas carreiras caso o cadastro reserva se esgote.
Por fim, a ministra ressaltou que o modelo do CNU pode ser aplicado em outras esferas, como nos concursos estaduais e municipais. O ministro da Educação, Camilo Santana, estuda utilizar esse formato para a contratação de professores nos estados e municípios.