Gympie-gympie: A planta australiana que pode levar ao suicídio

A gympie-gympie é uma planta nativa da Austrália, encontrada pela primeira vez por garimpeiros nos anos de 1860. Embora pareça inofensiva, a planta é conhecida por nomes suspeitos, como “ferrão do mato” e “planta do suicídio”. Isso porque suas folhas, frutos e caules são cobertos por pequenos pelos urticantes minúsculos, capazes de causar uma dor imensurável, resultante da liberação de uma neurotoxina produzida pela planta como mecanismo de defesa.

O contato com essa planta pode ser responsável por uma dor comparada a “ser queimado com ácido quente e eletrocutado ao mesmo tempo”, segundo especialistas. A toxina da gympie-gympie é quimicamente estável e resistente ao calor, o que significa que folhas secas e antigas ainda podem causar a dor característica da picada.

Naomi Lewis, uma australiana de 42 anos, experimentou o efeito devastador da planta em sua própria pele. Enquanto pedalava em uma trilha na cidade de Cairns, no estado de Queensland, ela caiu em um barranco e encostou em uma árvore da espécie Dendrocnide moroides. Foi o início de um pesadelo que durou nove meses. Ela teve constantes episódios de vômito e sentiu as piores dores que já teve na vida, provocadas pelo veneno da planta. Até hoje, após um longo período de tratamento que envolveu internação, doses de analgésicos e compressas térmicas, ainda sente dor.

“A dor era tão grande que comecei a vomitar. Lembro-me de pensar que estava completamente destruída. Foi muito, muito horrível. Tive quatro filhos, três partos cesáreas e um natural. Nenhum deles chega nem perto.”, detalhou a vítima.

As dores causadas pela planta podem durar anos, o que levou várias vítimas da árvore urticante australiana a cometerem suicídio. Até o momento, não há cura conhecida.

A gympie-gympie é um arbusto que pode alcançar de 4 a 5 metros de altura, embora normalmente sejam encontrados exemplares de 10 cm a um metro. É comum em determinadas áreas selvagens da Austrália e já foi encontrada também na Indonésia, em Nova Guiné e na Malásia. Atualmente, é considerada uma espécie em extinção.

Por causa dos riscos que a gympie-gympie representa, é importante que as pessoas saibam identificá-la e evitem o contato com a planta. Em caso de contato, a área afetada deve ser lavada com água corrente fria e a pessoa deve procurar atendimento médico imediatamente.