Hackers russos derrubam site de empresa que repara tanques para Ucrânia

Sistema de Defesa da Espanha reforma tanques Leopard para Ucrânia, após ataque cibernético russo derrubar site da General Dynamics.

Texto

A empresa espanhola Santa Barbara Systems, subsidiária da General Dynamics, gigante norte-americana de defesa, está encarregada da reforma de tanques Leopard destinados às forças ucranianas. Apesar de ter sofrido um ciberataque reivindicado por um grupo hacker russo, que derrubou o site da companhia, um porta-voz garantiu que as operações na Europa seguem normalmente.

A Santa Barbara Systems é especializada na montagem de veículos militares pesados para o exército espanhol, incluindo os tanques Leopard e outros equipamentos de artilharia. De acordo com o Ministério da Defesa da Espanha, a empresa está atuando na restauração de tanques que serão entregues ao exército ucraniano, fortalecendo o apoio militar de Madri a Kiev.

Recentemente, o governo espanhol anunciou um pacote de mais de 1 bilhão de euros em ajuda militar à Ucrânia, englobando o envio de 19 tanques Leopard 2A4. Esse reforço vem em um momento crucial da guerra, com as forças ucranianas buscando recuperar territórios ocupados pela Rússia desde o início do conflito em fevereiro de 2022.