A empresa espanhola Santa Barbara Systems, subsidiária da General Dynamics, gigante norte-americana de defesa, está encarregada da reforma de tanques Leopard destinados às forças ucranianas. Apesar de ter sofrido um ciberataque reivindicado por um grupo hacker russo, que derrubou o site da companhia, um porta-voz garantiu que as operações na Europa seguem normalmente.
A Santa Barbara Systems é especializada na montagem de veículos militares pesados para o exército espanhol, incluindo os tanques Leopard e outros equipamentos de artilharia. De acordo com o Ministério da Defesa da Espanha, a empresa está atuando na restauração de tanques que serão entregues ao exército ucraniano, fortalecendo o apoio militar de Madri a Kiev.
Recentemente, o governo espanhol anunciou um pacote de mais de 1 bilhão de euros em ajuda militar à Ucrânia, englobando o envio de 19 tanques Leopard 2A4. Esse reforço vem em um momento crucial da guerra, com as forças ucranianas buscando recuperar territórios ocupados pela Rússia desde o início do conflito em fevereiro de 2022.