Nesta terça-feira (18 de fevereiro), a Huawei lançou seu novo smartphone trifold, o Mate XT, fora do mercado chinês. Inicialmente comercializado por US$ 3.660 (R$ 20,8 mil), o aparelho já apareceu listado para venda na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos, conforme informou a CNBC.
Design e tecnologia
Lançado inicialmente para o público chinês no ano passado, o modelo destacou-se pelo design flexível, que permite a exibição de conteúdo em múltiplos formatos. Com um painel 3K, a tela atinge 10,2 polegadas quando completamente aberta e pode ser usada em configurações de 6,4 ou 7,9 polegadas.
A estrutura do Mate XT incorpora materiais fluidos não newtonianos e um vidro UTG robusto, que garantiu 30% a mais de resistência a impactos. Equipado com o sistema EMUI 14.2, 16 GB de RAM, 1 TB de armazenamento e uma bateria dividida em três unidades, o smartphone conta ainda com uma lente ultra-wide de 12 MP, com zoom óptico de 5,5 vezes e digital de 50 vezes. Em meio às restrições de aplicativos nativos do Google, a Huawei vem investindo em inovações para ampliar sua presença nos mercados internacionais.
Dados recentes apontaram que a participação internacional da empresa subiu de 12% em 2023 para 17% em 2024, reforçando a estratégia de seus dispositivos para driblar as sanções e conquistar novos consumidores fora da China.