IATSE e AMPTP firmam acordo contra IA em Hollywood: o que muda?

IATSE e AMPTP fecham contrato de três anos para proteger equipes técnicas contra uso de IA em Hollywood.

A Aliança Internacional dos Funcionários de Palco Teatral (IATSE) e a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) chegaram a um acordo temporário de três anos para proteger as equipes técnicas de cinema e televisão de Hollywood contra o uso da inteligência artificial (IA). A informação foi divulgada pela Reuters.

Em 2023, um significativo aumento no uso de IA levou os sindicatos de Atores e Roteiristas a entrarem em greve. Eles exigiam, além de reajuste salarial, garantias contra o uso de IA na produção de filmes, incluindo a utilização de imagem e voz de atores, e na produção de roteiros. Essa greve, que se tornou a segunda maior da história de Hollywood, foi oficialmente encerrada em dezembro, após o sindicato SAG-AFTRA aceitar a proposta dos estúdios.

A greve teve um impacto significativo, durando quase 150 dias no total, com a paralisação dos Atores durando 118 dias. Diversas produções importantes foram afetadas durante este período. Antes desse evento, as greves dos atores mais longas haviam ocorrido em 1980 e 2000, durando 95 dias e seis meses, respectivamente.