Nos dias de hoje, falar um segundo idioma tornou-se uma exigência para quem aspira a uma carreira sólida e internacional. E, de acordo com os dados recentes do Student Travel Bureau (STB), consultoria líder em educação internacional, a busca por cursos de idiomas no exterior (conhecidos como Language) apresentou um aumento impressionante de 60% no primeiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior.
Interessante notar que este aumento expressivo está fortemente ligado à faixa etária dos 25 aos 30 anos, uma geração já inserida no mercado de trabalho e que almeja avançar na carreira. Para este grupo, houve um aumento de 32% apenas no primeiro trimestre de 2023.
Entre as línguas mais desejadas, o inglês ainda lidera o ranking, seguido de perto pelo espanhol. Vale ressaltar a mudança notável em relação ao ano anterior, com o espanhol superando línguas como francês e alemão em 2023.
Quando se trata de destinos de intercâmbio, Canadá, EUA, Austrália, Inglaterra e Irlanda lideram a lista. Em destaque, a Austrália viu sua popularidade crescer em 50% no último ano. Os atrativos vão além do clima tropical similar ao do Brasil: uma economia robusta, alta demanda por profissionais qualificados e oportunidades concretas de obtenção da cidadania australiana são alguns dos pontos que chamam a atenção.
José Carlos Hauer, CEO do STB, esclarece: “A procura segue elevada por programas que possibilitam aos alunos conciliar os estudos de idiomas com trabalho no exterior, como na Austrália. Ao cursar um programa VET ou profissionalizante, a inserção do estudante brasileiro no mercado australiano é facilitada. Com a recente abertura de fronteiras e redução de barreiras internacionais, os brasileiros retomaram seus objetivos e estão reinvestindo na educação global.”
Ranking de Duração Média de Programas em 2022:
- Canadá – 12 semanas
- EUA – 7 semanas
- Austrália – 21 semanas
Idiomas Mais Procurados em 2023:
- Inglês
- Espanhol
- Francês
Mergulhar em uma nova cultura e aprimorar habilidades linguísticas é mais do que uma tendência – é um investimento na carreira e no futuro. Para os brasileiros entre 25-35 anos, essa busca por excelência e por oportunidades globais nunca foi tão evidente.