O 5º lote de restituição do IR 2023 foi liberado no último dia 23 de setembro. Mas, tão importante quanto receber a restituição é saber se você caiu na malha fina do Imposto de Renda. Aqui, detalhamos como fazer essa consulta e quais passos seguir para resolver qualquer pendência. As informações são do Portal ChicoSabeTudo.
Fazendo a consulta
Para fazer a consulta, você precisará acessar o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (eCAC). Você pode fazer isso usando seu CPF ou CNPJ, código de acesso e senha. O login também pode ser feito com os dados do portal Gov.br.
Para usuários de celular
Caso esteja usando um celular, baixe os aplicativos IRPF e Gov.BR, disponíveis na Play Store e na Apple Store. Caso já tenha os dados de acesso à Receita Federal, não será necessário baixar o aplicativo Gov.BR.
No computador
Se estiver no computador, basta abrir a aba “Meu Imposto de Renda” no eCAC.
Conferindo o status
Após o login, selecione a declaração referente ao IRPF 2023. Vá até a opção “Pendências de Malha” para conferir seu status junto à Receita Federal. Se a mensagem “Nenhuma pendência no momento” aparecer, você está livre da malha fina.
Resolvendo pendências
Se você caiu na malha fina, a Receita Federal identificou dados conflitantes, insuficientes ou suspeitos na sua declaração. Em casos como esses, é possível enviar uma declaração retificadora ou documentos pelo Dossiê Digital de Atendimento. Após o envio, um auditor da Receita Federal avaliará seu caso. Se for necessário, um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) será gerado para a quitação de eventuais tributações.
Orientações
Para resolver sua situação, vá até o tópico “Orientações” no eCAC. Clicando em “Para Atender à Malha Fiscal”, você terá diversas opções para escolher, dependendo do tipo de pendência que possui. Por fim, o envio dos documentos deve ser feito e você deverá aguardar a avaliação de um auditor da Receita Federal.