Ingestão acidental de wasabi provoca síndrome do coração partido em mulher de 60 anos

Mulher em Israel confunde wasabi com abacate e acaba sofrendo síndrome do coração partido; tratamento a levou à recuperação.

Imagem: jaojormami/Shutterstock

Em um caso inusitado, uma mulher de 60 anos, residente em Be’er Sheva, Israel, experimentou os sintomas da síndrome do coração partido, comumente associada a estresse emocional, após consumir wasabi sem perceber. Durante uma refeição, a mulher confundiu o tempero picante com abacate e ingeriu uma colher de chá do wasabi. Minutos após a ingestão, começou a sentir dores no peito, que se irradiaram para os braços, mas não eram intensas o suficiente para gerar preocupação imediata.

No entanto, no dia seguinte, as dores persistiram, acompanhadas de fraqueza, levando-a a buscar atendimento médico. Os médicos realizaram um ultrassom e descobriram atividade anormal no ventrículo esquerdo do coração. Após análise dos exames, foi diagnosticada com cardiomiopatia de Takotsubo, uma condição que provoca sintomas semelhantes aos de um ataque cardíaco. Este é o primeiro caso documentado de síndrome do coração partido relacionado à ingestão de wasabi.

Após receber o tratamento adequado com esteroides e medicamentos para pressão arterial, a mulher se recuperou e, após um mês de acompanhamento, os exames mostraram que sua atividade cardíaca havia se normalizado.