Inmetro divulga top 10 aparelhos de ar-condicionado mais econômicos

Inmetro divulga top 10 ares-condicionados mais econômicos; Daikin lidera a lista!

ar-condicionado

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) atualizou, em 22 de dezembro de 2023, a relação dos dez aparelhos de ar-condicionado de 12.000 BTUs mais econômicos disponíveis no mercado brasileiro. O modelo Daikin FTKP12S5VL lidera a lista, apresentando o menor consumo anual, com 350 kWh. Seguem-se na lista, com os detalhes de especificações e preços, modelos das marcas Elgin, Fujitsu, Samsung, Midea e Gree, todos registrando um consumo abaixo de 390 kWh por ano.

O Inmetro, ao avaliar os equipamentos, adota critérios rigorosos que contemplam a capacidade de refrigeração, temperaturas e tolerâncias. A partir de 1º de janeiro de 2023, a instituição passou a utilizar o Índice de Desempenho de Resfriamento Sazonal (IDRS) como métrica para aferir a eficiência dos aparelhos durante distintas condições climáticas ao longo do ano, tornando a análise mais ampla e precisa. Esta metodologia favorece aparelhos com tecnologia inverter, reconhecida por sua eficiência superior.

Os resultados dessas avaliações são refletidos na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), que classifica os produtos de “A” a “F”, indicando o quão econômicos eles são de acordo com o consumo energético anual. O selo ENCE é fixado nos produtos, orientando os consumidores na escolha de aparelhos que aliam economia e sustentabilidade.

Entre os modelos destacados, além do líder da lista, Daikin FTKP12S5VL, está o Fujitsu ASBG12CMBA, notável por recursos como o sensor de presença e um filtro especial de íons, consumindo apenas 353 kWh/ano. O Samsung AR12CVFAAWKNAZ sobressai pelo controle do gasto energético em tempo real e pela tecnologia WindFree, que distribui o ar sem provocar correntes incômodas, totalizando um consumo de 355 kWh/ano.

Alinhada à preservação ambiental, a marca Elgin introduz na relação três modelos, incluindo o Elgin HJFI12C2IA, com tecnologia inverter e um sistema de filtragem que atua na eliminação de impurezas, consumindo 382 kWh/ano. Os equipamentos da Elgin também se destacam por incorporar medidas ecológicas e uso de gás com menor impacto no aquecimento global. Ao optar por um desses modelos, consumidores demonstram uma preocupação com a eficiência energética e com o meio ambiente.

A divulgação dessas informações pelo Inmetro atua com o objetivo de auxiliar o consumidor na tomada de decisão consciente e incentivar a indústria a desenvolver tecnologias cada vez mais eficientes e sustentáveis.