Usuários de Instagram e Facebook em várias partes do mundo, incluindo Brasil, Estados Unidos e Reino Unido, enfrentaram interrupções significativas no serviço nesta terça-feira. A falha começou por volta das 12h30 e, por volta das 14h, tanto o Instagram quanto o Facebook voltaram a operar normalmente.
Os relatos de problemas começaram a surgir no site Downdetector, que monitora queixas de usuários sobre falhas em sites e aplicativos. No Brasil, foram registradas mais de 19 mil reclamações para o Instagram e mais de 27 mil para o Facebook. As plataformas apresentaram diversos sintomas de instabilidade, com o Instagram falhando ao carregar feeds e exibindo mensagens de erro como “Não foi possível carregar o feed” e “Sem conexão com a internet”. Por outro lado, o Facebook apresentou problemas mais severos, chegando a deslogar usuários automaticamente.
A falha afetou tanto a versão web quanto os aplicativos de smartphones das redes, ambas propriedades da Meta. Representantes da Meta, empresa mãe das redes sociais afetadas, confirmaram a ocorrência. Andy Stone, diretor de comunicações da Meta, usou a plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter) para informar ao público que a equipe estava ciente da situação e trabalhando para corrigi-la.
Nos Estados Unidos, o impacto foi ainda mais expressivo, com o Facebook acumulando mais de 200 mil relatórios de falhas e o Instagram, mais de 40 mil. No Reino Unido, os números também foram significativos, com mais de 150 mil relatos de problemas no Instagram e mais de 25 mil no Facebook.