No último sábado, 12 de outubro de 2023, o Instituto Superior Técnico, parte da Universidade de Lisboa, alcançou um feito notável ao registrar no Guinness World Records a maior aula de programação do mundo, com 1.668 participantes, superando o antigo recorde de 724 alunos.
A aula foi conduzida pelos professores Inês Lynce, Arlindo Oliveira, e o ex-aluno Rodrigo Girão Serrão. No início da aula, Lynce apresentou o conceito de algoritmo, envolvendo os alunos na criação de aviões de papel utilizando instruções projetadas.
Rodrigo apresentou a linguagem Python, enquanto Arlindo fez conexões entre a programação e a inteligência artificial (IA). A sessão foi especialmente projetada para estudantes universitários.
Após a confirmação do recorde pelo Guinness, o presidente do Instituto, Rogério Colaço, expressou seu entusiasmo: “É uma enorme alegria ter entrado para o Guinness com este propósito tão nobre: ensinar engenharia a jovens”.
A Universidade de Lisboa é reconhecida pelo ranking da Times Higher Education como a segunda melhor do país, apenas atrás da Universidade de Coimbra.