Se você é dono de um pet, provavelmente já percebeu o quão incrível é a sensação de ter um animalzinho por perto. E embora este artigo se concentre nos cachorros, os gatos também têm seu charme especial.
É bem sabido que os animais de estimação nos fazem sentir bem, mas o que a ciência tem a dizer sobre isso?
Pesquisadores da Universidade Konkuk, na Coreia do Sul, decidiram investigar, adotando uma abordagem diferente do usual. Enquanto a maioria dos estudos foca nos efeitos psicológicos, eles escolheram olhar para o lado neurológico. Por meio de exames médicos detalhados, buscaram entender como a interação com cães influencia nosso cérebro.
Foram recrutados 30 adultos para participar de oito atividades diferentes com cachorros treinados, que incluíam brincar, dar petiscos e até fazer uma sessão de fotos com os bichinhos. Durante as atividades, os participantes usaram eletrodos para que os cientistas pudessem registrar a atividade elétrica de seus cérebros.
Os resultados foram fascinantes:
- Ao brincar e passear com os cães, os participantes mostraram um aumento nas oscilações da banda alfa do cérebro. Isso significa que eles estavam em um estado de relaxamento, mas ainda alertas.
- Quando os participantes escovavam ou faziam uma massagem suave nos cães, houve um aumento nas oscilações da banda beta, indicando maior concentração.
Além dos dados neurológicos, os participantes relataram se sentir menos cansados, deprimidos e estressados depois de passar tempo com os cães.
Então, sim, passar tempo com cães não apenas nos faz sentir bem, como também tem efeitos positivos comprovados por estudos neurológicos. Se você tem um cachorro, aproveite cada momento ao seu lado. E se está pensando em adotar um, esta pode ser mais uma razão para fazer isso!
Essas informações são baseadas em um estudo divulgado pelo Medical Xpress.