Com a chegada do inverno nesta quinta-feira (20), os brasileiros já começam a se preparar para o frio. Embora os baianos não enfrentem mudanças climáticas tão intensas quanto as do sul do país, onde as temperaturas podem chegar a 0ºC, o clima na Bahia também sofre transformações significativas. As temperaturas escaldantes dão lugar a um clima mais ameno e as chuvas se tornam mais frequentes. A meteorologista do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Mary Diniz, explicou que a maior influência dos ventos do sudoeste é uma característica dessa época do ano.
“Eles são típicos dessa estação e costumam trazer mais umidade para o continente”, comentou Diniz.
Em 2023, o inverno teve menos chuvas devido ao fenômeno El Niño, que causa um aquecimento anormal e persistente da superfície do Oceano Pacífico, resultando em um ar mais seco e menor formação de chuvas. Neste ano, no entanto, o fenômeno La Niña, que tem o efeito oposto, será predominante.
“Há um resfriamento maior do que o normal das águas do Oceano Pacífico. Isso aumenta as chances de precipitação e de temperaturas mais baixas”, explicou Diniz.
As regiões sudoeste, oeste, Chapada Diamantina e Vale do São Francisco da Bahia experimentarão as temperaturas mais baixas deste inverno. Confira o que esperar em cada região:
Litoral da Bahia: No litoral, incluindo Salvador, as temperaturas devem permanecer acima de 20ºC durante o inverno, com máximas de 28ºC e mínimas de 21ºC. Apesar disso, a sensação de frio pode surgir devido aos ventos mais fortes nesta época do ano. As chuvas devem ocorrer dentro da normalidade para o período.
Sudoeste e Chapada Diamantina: Espera-se que os dias sejam mais quentes e as noites mais frias. Em Vitória da Conquista, os termômetros podem marcar até 14ºC, enquanto na Chapada Diamantina, podem chegar a 15ºC. Nestas regiões, as chuvas serão mais escassas, já que estão fora do período chuvoso.
Oeste e Vale do São Francisco: Cidades como Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Juazeiro e Pilão Arcado experimentarão uma grande variação térmica. Os dias serão muito quentes, com temperaturas de até 34ºC, e as noites frias, podendo chegar a 13ºC. Diferente da faixa litorânea, onde são esperadas chuvas, essas regiões terão um inverno seco, aumentando o risco de queimadas.