Jatos de plasma solar erodem nuvens de Vênus com explosões recentes

Explosões solares recentes estão enviando jatos de plasma a Vênus, erodindo suas nuvens com impactos consecutivos.

Representação artística de uma forte explosão solar sobre Vênus. Créditos: Triff - Shutterstock. Editado por Olhar Digital

Jatos de plasma gerados por explosões solares estão se dirigindo a Vênus, erodindo suas nuvens. O campo magnético da Terra deve permanecer estável nos próximos dias, pois não há ejeções de massa coronal (CME) apontadas para o planeta. Uma explosão no sudeste do Sol no domingo (1º) gerou uma CME que deve atingir Vênus na terça-feira (3).

Essas explosões solares ocorrem devido à reconexão de campos magnéticos e estão frequentemente associadas a regiões ativas, como manchas solares. A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) classifica essas erupções de acordo com sua intensidade, de B a X, onde cada letra representa um aumento de dez vezes na energia liberada. As explosões de classe X são as mais intensas e podem provocar efeitos significativos.

Este será o terceiro impacto consecutivo em Vênus, com a erupção registrada como M5.5, podendo ser mais forte, da classe X, devido à localização oculta da explosão. Uma nova mancha solar está se formando no sudeste do Sol, possivelmente relacionada à explosão anterior.