João Marinho Neto, de 112 anos, é reconhecido como o homem mais velho do mundo

O brasileiro João Marinho Neto, de 112 anos, é agora o homem mais velho do mundo, segundo o Guinness.

Foto: Arquivo Pessoal

O Guinness World Records anunciou nesta quinta-feira que o brasileiro João Marinho Neto, natural do Ceará, é o homem mais velho do mundo, com 112 anos e 52 dias. O título foi concedido após o falecimento do britânico John Tinniswood, que ocupava a marca até sua morte na última segunda-feira, 25.

João nasceu em Maranguape, na região metropolitana de Fortaleza, em 5 de outubro de 1912. Ele cresceu em uma família de fazendeiros que se mudaram para Apuiarés, no interior do estado, quando ele ainda era criança. O novo recordista tem uma grande família, composta por sete filhos, 22 netos, 15 bisnetos e três tataranetos.

Em uma postagem no Instagram do Guinness, João compartilhou que o segredo para viver tanto tempo é estar cercado de pessoas queridas. Marcos Vinícius, seu filho, comentou que João está ciente do título e frequentemente pergunta sobre outras pessoas da mesma idade.

Embora seja considerado o homem mais velho do mundo, João não é a pessoa mais velha do Brasil, título que pertence à freira Inah Canabarro Lucas, de 116 anos. Além disso, João ocupa a oitava posição entre as pessoas mais velhas do Brasil, com outras mulheres à sua frente.