A Kaspersky, uma renomada empresa de cibersegurança, divulgou uma lista de cinco mitos sobre tecnologia que ainda persistem entre os usuários, com base em uma pesquisa realizada com dez mil pessoas. As informações estão disponíveis no site da empresa, onde também é possível acessar a pesquisa completa.
Um dos mitos mais comuns é que 47% dos entrevistados acreditam ser difícil distinguir chatbots de humanos. Para ajudar, a Kaspersky sugere observar:
- Estilo de conversa: Bots costumam ter uma comunicação mais formal, enquanto humanos usam uma linguagem mais expressiva.
- Velocidade de resposta: Respostas de bots são instantâneas, ao contrário dos humanos.
- Tópicos limitados: Chatbots têm um conhecimento restrito e podem falhar em entender nuances complexas.
Outro equívoco é a crença de que a navegação anônima garante total privacidade, com 40% dos participantes pensando assim. A Kaspersky esclarece que o modo anônimo não é suficiente para garantir proteção total.
Além disso, 28% acreditam que o modo avião do celular os protege de escuta, o que é falso, pois existem malwares que podem gravar som ambiente.
A crença de que Wi-Fi público é seguro foi compartilhada por 39% dos participantes, que estão mal informados. Por último, 67% dos entrevistados afirmam que seus celulares estão sempre rastreando sua localização, embora isso geralmente dependa de consentimento.