Na noite de sexta-feira (21), moradores de diversas cidades do Nordeste relataram a aparição de luzes brilhantes no céu. Pelo menos quatro fragmentos em movimento foram observados e registrados em estados como Bahia, Alagoas, Pernambuco e Ceará.
O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais. Em Paulo Afonso, diversos moradores compartilharam imagens do fenômeno. Em Maceió, uma moradora expressou admiração ao filmar as luzes, chamando-as de “lindas”.
Eventos semelhantes ocorreram recentemente no Brasil. Em 2023, um meteoro foi registrado nos céus do Paraná e de São Paulo. Já em 2024, um rastro luminoso observado no Nordeste foi identificado como destroços de um satélite em reentrada.
De acordo com o professor e astrônomo Diogo Souto, as bolas de fogo vistas a partir das 22h são, na verdade, lixo espacial de um foguete lançado em 17 de abril do ano passado: “É muito dificil dizer de onde que é, mas tem grandes chances de ser restos de capsulas de foguetes que lancaram satélites da starlink”, disse.