Curiosidades e Tecnologia
Marisa fecha 90 lojas e sofre prejuízo de 670% no trimestre fiscal
A rede varejista de moda Lojas Marisa anunciou na última sexta-feira (31) um plano de reestruturação com o objetivo de reduzir seu endividamento. A empresa divulgou seus resultados financeiros não auditados do quarto trimestre de 2022, apresentando um prejuízo líquido de R$ 188,6 milhões, o que representa uma piora de 670% em relação ao mesmo período de 2021. Embora a receita líquida da empresa tenha crescido 10% ao longo de 2022, a Marisa terminou o ano com um prejuízo de R$ 391 milhões.
Dentre as medidas previstas no plano de reestruturação, está a capitalização de R$ 90 milhões por acionistas controladores na MPagamentos, braço financeiro que atua nos segmentos de crédito e financiamento. Além disso, a empresa anunciou medidas contábeis após a revisão de auditoria, como baixa de R$ 50 milhões em receita registrada de maneira equivocada e a reclassificação de R$ 48 milhões de despesas operacionais de curto prazo, também conhecida como opex, para investimentos de longo prazo, conhecidos como capex.
Como parte do corte de gastos, a Marisa pretende fechar 90 das 334 lojas distribuídas pelo país. O novo CEO da empresa, João Pinheiro Nogueira Batista, afirmou que “não se trata de cortar vendedor de lojas e, sim, fechar lojas deficitárias e realocar pessoas na medida do possível”.
A rede de lojas de moda vem sofrendo com a constante troca de diretores. Antes mesmo da divulgação dos resultados financeiros, a Marisa voltou a ser assunto no mercado corporativo devido à renúncia de Adalberto Pereira dos Santos à presidência da empresa e da saída de Marcelo Adriano Casarin como membro do conselho de administração. Após os anúncios das demissões dos executivos e membros do conselho, as ações da Marisa registraram uma queda de mais de 30%.
Especialistas afirmam que muitos diretores não querem continuar na empresa ou entrar para o conselho devido à situação crítica em que a varejista se encontra. Ricardo Brasil, fundador da Gava Investimentos, afirma que o mercado não vê as constantes mudanças com bons olhos e acredita que a situação pode ter sido agravada pela crise vivida pela Americanas.
A reestruturação da Lojas Marisa é uma tentativa da empresa de se recuperar financeiramente e melhorar sua situação no mercado corporativo. A redução de lojas e a capitalização na MPagamentos podem ser uma forma de a Marisa se adaptar às mudanças do mercado e garantir sua sobrevivência no longo prazo.
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