A Mattel, fabricante dos brinquedos mais icônicos do mundo, anunciou nesta terça-feira, 25, o lançamento da primeira boneca Barbie com síndrome de Down. A iniciativa faz parte da linha Mattel Barbie Fashionistas, que busca oferecer às crianças bonecas com representações mais diversas e inclusivas.
Segundo a empresa, a criação da boneca foi feita em parceria com a National Down Syndrome Society (NDSS), organização norte-americana que oferece apoio a pessoas com síndrome de Down e seus familiares e amigos. A Mattel recebeu o auxílio da instituição para a elaboração da estrutura da boneca e de suas roupas, acessórios e embalagens, com o objetivo de torná-la mais fiel à realidade. Com isso, ela foi criada com o corpo mais curto, rosto mais arredondado e características menores.
O vestido da boneca, nas cores amarelo e azul, faz referência à campanha de conscientização sobre síndrome de Down, enquanto o colar tem um símbolo representando a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo, fenômeno que causa a condição genética.
“Com o lançamento desta boneca, a Barbie espera continuar a permitir que mais crianças tenham a chance de se ver na Barbie, refletir melhor o mundo que veem ao seu redor e promover um senso de inclusão para crianças em todos os lugares”, diz o anúncio nas redes sociais.
A Barbie com síndrome de Down é mais uma das iniciativas da Mattel em prol da diversidade e inclusão. A empresa já havia lançado outras bonecas com representações diversas, como Barbies com vitiligo, com uma perna protética e com aparelhos auditivos, por exemplo.
A iniciativa da Mattel foi elogiada por especialistas em inclusão e recebeu apoio de pessoas com síndrome de Down e suas famílias. O lançamento da boneca é um passo importante para a promoção da inclusão e da diversidade na sociedade, especialmente no universo infantil, onde as crianças são influenciadas pelos brinquedos que brincam.
O lançamento da Barbie com síndrome de Down é um exemplo de como a indústria de brinquedos pode ser mais inclusiva e diversa, promovendo um mundo mais justo e igualitário para todos.