A Meta anunciou nesta terça-feira (17) a criação da “Conta de Adolescente” no Instagram, uma iniciativa que visa oferecer uma experiência mais segura para usuários com menos de 16 anos. A nova configuração permitirá que pais e responsáveis monitorem as atividades dos jovens na plataforma.
A “Conta de Adolescente” será implementada no Brasil e em outros países da América Latina em janeiro de 2025, enquanto nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Reino Unido, a funcionalidade estará disponível nos próximos 60 dias.
Principais mudanças
- Interações limitadas: apenas seguidores poderão interagir com o adolescente.
- Mensagens diretas: DMs serão permitidas apenas entre usuários que se seguem.
- Alertas de uso: o Instagram enviará uma notificação após uma hora de uso, sugerindo uma pausa.
- Silenciamento de notificações: entre 22h e 7h, as notificações serão silenciadas.
- Conteúdo sensível: a exibição de conteúdos como brigas e procedimentos estéticos será restringida.
As contas de menores de 16 anos serão automaticamente convertidas para “Contas de Adolescentes”, e os responsáveis poderão gerenciar as configurações remotamente. Para alterar as configurações, o adolescente precisará da autorização dos pais.
A Meta também está ciente de que adolescentes podem fornecer idades falsas e, por isso, está implementando verificações adicionais para garantir a precisão das informações. A empresa está desenvolvendo tecnologia para identificar contas que pertencem a adolescentes, mesmo que a idade informada seja de um adulto.