Milhares de tubarões Heterodontus portusjacksoni encontrados adormecidos no fundo do mar

Pesquisadores australianos descobriram milhares de tubarões Heterodontus portusjacksoni adormecidos no fundo do mar, todos fêmeas.

Cardume de tubarões avistado no litoral de SP. (Imagem: ICMBio Alcatrazes)

Pesquisadores do Institute for Marine and Antarctic Studies (IMAS), da Universidade da Tasmânia, na Austrália, descobriram milhares de tubarões da espécie Heterodontus portusjacksoni adormecidos no fundo do mar. A localização do grupo, avistado novamente após seis anos, foi feita por um robô subaquático do navio de pesquisa MRV Ngerin.

Os tubarões estavam dispostos como um tapete, cobrindo uma vasta área do fundo do mar. De acordo com a equipe, localizar esses animais em uma região de mais de três mil quilômetros quadrados é comparável a “encontrar uma agulha em um palheiro”.

Apenas fêmeas foram observadas dormindo no local, uma vez que os machos da espécie tendem a viver isolados, exceto durante o acasalamento. Os cientistas levantam a hipótese de que a concentração das fêmeas no local pode estar relacionada à disponibilidade de alimento, mas não há evidências concretas que confirmem essa teoria.

Os pesquisadores planejam realizar estudos adicionais para desvendar o mistério e coletar dados que possam contribuir para a conservação das espécies de tubarões. As informações são do NESP Marine and Coastal.

https://youtube.com/watch?v=ohfnnXT7kxw%3Ffeature%3Doembed