O Ministério da Agricultura divulgou na última sexta-feira (28) uma lista de lotes de marcas de café torrado considerados impróprios para consumo após análise do Departamento de Inspeção do órgão. A fiscalização detectou a presença de matérias e elementos estranhos, além de impurezas, acima dos limites permitidos pela Portaria nº 570.
De acordo com a legislação vigente, as matérias estranhas incluem grãos ou sementes de outras espécies vegetais, areia, pedras, torrões e outras sujeiras. Já os elementos estranhos abarcam grãos ou sementes de outros gêneros, corantes, açúcar, caramelo e borra de café solúvel ou de infusão. As impurezas referem-se a cascas, paus e outros detritos oriundos do próprio pé de café.
Os produtos identificados deverão ser recolhidos pelas empresas responsáveis. Esta ação faz parte da Operação Valoriza, que entre os dias 18 e 28 de março de 2024 realizou fiscalização em todo o país, coletando 168 amostras de café.
Lista dos lotes impróprios
Os lotes desclassificados incluem:
- CAFÉ DO NORTE: Lotes 01, 11, 02;
- CAFÉ DO POVO: Lote 003;
- SULTÃO: Lote 125;
- ALLADIN: Lote 120;
- MILA: Lotes 545, 177;
- QUITADA: Lote 05824;
- SERRANO: Lote 27fev2024;
- LAGOBOM: Lote 08;
- PARANAENSE: Lote não informado;
- SANSÃO: Lotes não informados;
- CASTRO: Lote 4;
- MEU CAFÉ: Lotes 139, 143;
- CÓRREGO DO OURO: Lote 04;
- BULE NOBRE: Lote 62;
- CAFÉ DE MINAS: Lote 203;
- MINAS: Lote 05/06/24;
- PREMIUM: Lote 0185;
- CASÃO: Lote 90;
- BRAZIL: Lote 7809.
Posicionamento das empresas
A Casão confirmou problemas no lote 90, informando que realizou o recolhimento e encaminhou ao Ministério da Agricultura a documentação necessária e novos laudos dos produtos. Lagobom e Paranaense também confirmaram o recolhimento imediato dos lotes mencionados. Não foi possível obter resposta das marcas Bule Nobre, Córrego do Ouro, Sansão, Café Castro, Meu Café, Ouro de Minas, Aroma Premium, Sultão e Aladdin.
Recomendações ao consumidor
O Ministério recomenda que consumidores que tenham adquirido os produtos listados suspendam o consumo e solicitem a substituição conforme as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor. Caso os consumidores encontrem esses produtos à venda, devem comunicar imediatamente através do canal oficial Fala.BR.