Missão JUICE detecta ingredientes da vida na atmosfera da Terra antes de Júpiter

A sonda JUICE detectou ingredientes da vida na atmosfera da Terra, confirmando a eficácia de seus instrumentos antes da missão a Júpiter.

Representação artística da sonda JUICE, da Agência Espacial Europeia (ESA), sobrevoando a Terra. Créditos: Buradaki/Shutterstock - ESA / ATG Medialab. Edição: Olhar Digital

A sonda JUICE, da Agência Espacial Europeia (ESA), lançada em abril de 2023, está em rota para Júpiter, onde iniciará suas investigações em 2031. Recentemente, a sonda fez sua primeira detecção de ingredientes que podem estar relacionados à vida.

É importante esclarecer que essa detecção ocorreu na atmosfera da Terra, demonstrando a capacidade da sonda de captar sinais. Durante um sobrevoo, o Instrumento de Ondas Submilimétricas (SWI) identificou sinais de várias moléculas, incluindo água e os elementos CHNOPS (carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, fósforo e enxofre). O Espectrômetro de Imagens de Luas e de Júpiter (MAJIS) também analisou a composição atmosférica, detectando oxigênio, ozônio, dióxido de carbono e água.

Esses testes foram realizados durante uma manobra que incluiu assistências gravitacionais da Terra e da Lua, um feito notável. A ESA destaca que a detecção de bioassinaturas na Terra é um indicativo positivo de que a JUICE poderá realizar descobertas relevantes em sua missão no Sistema Solar.