Montadoras tradicionais perdem espaço com avanço de BYD e GWM no Brasil

BYD e GWM estão transformando o mercado automotivo, afetando marcas tradicionais como Fiat, Toyota e GM.

(Imagem: Karolis Kavolelis / Shutterstock.com)

A chegada das montadoras chinesas BYD e GWM ao Brasil está promovendo uma mudança significativa no mercado automotivo nacional. De acordo com uma pesquisa da Bright Consulting, a entrada desses veículos eletrificados competitivos está obrigando as montadoras convencionais a se adaptarem ou perderem espaço.

Marcas tradicionais como Fiat, Toyota e GM estão entre as mais impactadas, enquanto BYD e GWM continuam a conquistar uma fatia crescente do mercado, redefinindo a liderança no setor de veículos eletrificados. Com preços competitivos, a participação de mercado dos BEVs (Battery Electric Vehicles) aumentou substancialmente. Até julho de 2023, a Toyota dominava o mercado com 40-50% das vendas mensais, mas agora o volume mensal de vendas atinge 14-15 mil unidades, liderado por BYD e GWM.

A introdução dos veículos elétricos pela BYD e GWM trouxe um volume adicional ao mercado de eletrificados, substituindo modelos a combustão por novos produtos eletrificados. Uma comparação entre os primeiros sete meses de 2023 e o primeiro semestre de 2024 revela mudanças nas participações de mercado. As grandes montadoras perderam espaço, enquanto a participação de outras marcas aumentou de 2,8% para 4,9%.

A análise detalhada mostra que praticamente todas as montadoras tradicionais perderam participação de mercado. Esse cenário reflete o mercado no primeiro semestre de 2024, com novas evoluções esperadas no segundo semestre devido à introdução de híbridos leves pelas montadoras locais e a entrada de novas marcas chinesas.