Connect with us

Curiosidades e Tecnologia

Mosaico da NASA revela atividade solar intensa nos primeiros meses de 2024

Observatório da NASA registra aumento significativo de manchas solares, indicando máximo solar iminente.

Avatar De Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Uma montagem de imagens captadas pelo Observatório de Dinâmicas Solares (SDO) da NASA destaca uma intensa atividade solar nos primeiros seis meses de 2024. O mosaico revela um grande número de manchas solares, indicando uma aproximação ao máximo solar do Ciclo Solar 25.

O astrônomo amador Eduardo Schaberger Poupeau, de Rafaela, Argentina, compilou diariamente as imagens do Sol de 1º de janeiro a 1º de julho de 2024. Segundo Poupeau, a quantidade de manchas solares observadas sugere que estamos próximos ou já no pico do ciclo solar. “Desde o início de 2024, o aumento da atividade solar é evidente. A presença de tantas manchas solares indica a proximidade do máximo solar”, afirmou ele à plataforma Spaceweather.com.

O mosaico mostra que as manchas solares estão distribuídas em duas faixas, uma ao norte e outra ao sul do equador solar. À medida que o ciclo solar avança, essas bandas se moverão em direção ao equador, onde eventualmente se encontrarão e se anularão devido à colisão de campos magnéticos de polaridade oposta. Esse fenômeno resultará na inversão dos polos magnéticos e na transição do máximo para o mínimo solar.

Outro detalhe importante observado é que o hemisfério sul do Sol apresenta mais manchas solares do que o hemisfério norte. Isso se deve, em parte, a uma grande mancha solar no sul (AR3664), que circulou o Sol três vezes, contribuindo significativamente para o total de manchas nesse hemisfério.

Especialistas em clima espacial preveem que o máximo solar continuará por mais dois a três anos, indicando que a fase de alta atividade solar está apenas começando.

Mais Lidas