Mulheres inspiradoras: 7 filmes para assistir no Dia Internacional da Mulher

Com a chegada do Dia Internacional da Mulher, nada melhor do que celebrar assistindo a filmes que retratam mulheres fortes lutando contra a desigualdade social.

Valente (2012)
Nesta animação da Disney Pixar, a princesa Mérida luta contra as expectativas impostas pela sua mãe para seguir seu próprio caminho na vida. Esse filme é um ótimo exemplo para diferentes meninas e mulheres.

Histórias Cruzadas (2011)
Mostrando a força da mulher contra o machismo e o racismo, o filme traz Viola Davis no elenco e conta a história de Skeeter, uma jornalista iniciante que quer expor o preconceito racial que as empregadas domésticas sofrem diariamente no Mississippi durante a década de 1960.

As Sufragistas (2015)
Este filme de Sarah Gavron é ambientado no início do século XX e acompanha um grupo de militantes que decide coordenar atos de insubordinação para chamar a atenção para o fato das mulheres ainda não terem direito ao voto no Reino Unido.

Olga (2004)
Baseado em fatos reais, o filme retrata a história de Olga Benário, uma ativista do comunismo perseguida política que foge para Moscou, onde faz um treinamento militar e conhece Luís Carlos Prestes. Juntos, eles lideram a Intentona Comunista de 1935 no Brasil, mas Olga é deportada pelo governo ditatorial de Vargas para a Alemanha nazista, onde tem sua filha na prisão feminina do campo de concentração.

Frida (2002)
O filme retrata a vida da artista mexicana Frida Kahlo, seu casamento conturbado com Diego Rivera, o caso amoroso com o teórico Leon Trotsky e a força da sua luta política.

A Cor Púrpura (1985)
Este clássico acompanha a vida de Celie, uma mulher negra que sofreu violência do pai e do marido e foi separada dos filhos. Ela compartilha seu sofrimento em cartas, se revolta com sua situação, mas nunca perde as esperanças de encontrar sua irmã que está na África.

Que Horas Ela Volta? (2015)
Protagonizado por Regina Casé e Camila Márdila, o filme conta a história de Val, uma trabalhadora do lar que vive nos fundos da casa dos patrões. Quando sua filha Jéssica chega em São Paulo para prestar vestibular, ela percebe as condições que a mãe vive e decide se impor, causando desconforto com os patrões.

Esses filmes são um ótimo exemplo de mulheres fortes lutando contra a desigualdade social e podem ser encontrados em diferentes plataformas de streaming. Não deixe de assisti-los neste Dia Internacional da Mulher e reflita sobre a importância dessa data na luta das mulheres por igualdade, justiça e direitos.