NASA divulga imagens de radar do asteroide 2024 ON que passou próximo à Terra

A NASA divulgou imagens de radar do asteroide 2024 ON, que passou próximo à Terra, sem risco de colisão no futuro.

Sistema de radar da NASA observou a rotação do asteroide ao longo de seis horas. Crédito: NASA / JPL-Caltech

A NASA divulgou recentemente imagens de radar do asteroide 2024 ON, considerado potencialmente perigoso, que se aproximou da Terra em setembro. O objeto foi detectado pela primeira vez em 27 de julho pelo Sistema de Alerta de Impacto de Asteroides (ATLAS), localizado em Mauna Loa, Havaí. Devido à sua proximidade e tamanho, a agência espacial intensificou o monitoramento para coletar dados enquanto o asteroide seguia sua trajetória.

No dia 17 de setembro, 2024 ON passou a cerca de 0,00668 UA da Terra, o que equivale a pouco mais de um milhão de quilômetros, ou 2,6 vezes a distância entre a Terra e a Lua. Embora essa distância seja considerada próxima em termos astronômicos, o asteroide não apresentou risco de impacto.

O asteroide é classificado como uma estrutura binária de contato, composta por dois corpos que se uniram sob a influência da gravidade, formando um “boneco de neve” espacial. As observações permitiram aos cientistas identificar características na superfície do asteroide com até 3,75 metros de tamanho. Durante seis horas de monitoramento, foi possível prever sua órbita futura com maior precisão.

A NASA esclareceu que, apesar de 2024 ON ser potencialmente perigoso, não há risco de colisão com a Terra em um futuro próximo. As medições obtidas pelo radar de Goldstone ajudaram a reduzir as incertezas sobre sua trajetória nos próximos anos. O asteroide deverá se aproximar novamente da Terra em 2035, passando a uma distância segura de cerca de 0,32697 UA, ou 49 milhões de quilômetros, sem previsão de aproximações mais próximas nos próximos 100 anos.

https://youtube.com/watch?v=AqgQajj2g3E%3Ffeature%3Doembed