A Natilus, uma startup do setor aeroespacial, está se preparando para desafiar as grandes companhias de aviação com seu novo modelo, o Horizon, que tem capacidade para transportar 200 passageiros. O projeto promete reduzir as emissões de carbono pela metade em comparação com aeronaves tradicionais.
O design inovador do Horizon, conhecido como Blended Wing Body (BWB), elimina as divisões visíveis entre asas e fuselagem, proporcionando mais espaço para carga e diminuindo a resistência do ar. Esse conceito, que remonta a 1920, já foi utilizado no bombardeiro B-1 Lancer nos anos 60.
O objetivo da Natilus é reduzir o consumo de combustível em 30%, ao mesmo tempo em que aumenta a capacidade de carga em 40%, colocando o Horizon na mesma categoria de carga útil que aeronaves populares como o Boeing 737 e o Airbus A320.
“Estamos oferecendo uma mudança tecnológica necessária para uma aviação mais eficiente e sustentável”, afirma a empresa. A expectativa é que o Horizon esteja disponível no mercado a partir de 2030, sem a necessidade de adaptações nos aeroportos, pois foi projetado para se adequar aos galpões existentes.
Além disso, a Natilus está desenvolvendo o modelo Kona, focado no transporte de cargas curtas, com capacidade de 3,8 toneladas e alcance de 900 milhas náuticas, ideal para operações comerciais.