Neoenergia Coelba remove 268 toneladas de cabos e 11 mil caixas de internet irregulares na Bahia

Aumento de 40% na remoção de cabos e caixas de internet irregulares pela Neoenergia Coelba em 2023

Em 2023, a Neoenergia Coelba, distribuidora de energia elétrica na Bahia, registrou a remoção de 268 toneladas de cabos de telecomunicações instalados de forma irregular em postes de energia no estado. Esse volume representa um aumento de 40% em comparação ao ano anterior.

A responsabilidade pela manutenção dos cabos é das operadoras de telefonia e internet, proprietárias das redes. No entanto, os fios instalados irregularmente apresentam riscos à população e ao fornecimento de energia, levando a Neoenergia Coelba a manter equipes dedicadas para a remoção dessas instalações.

Além dos cabos, aproximadamente 11 mil caixas de internet irregulares foram removidas dos postes. Gabriel Oliveira, gerente de Processos de Rede da Neoenergia Coelba, ressaltou que esses equipamentos, muitas vezes feitos de materiais inadequados, são causadores de chamas em fiações e podem iniciar incêndios.

Grande parte das irregularidades ocorre devido a empresas de telecomunicações sem contrato com a Neoenergia Coelba. Estima-se que 85% das empresas homologadas pela Anatel para operar na Bahia não possuem acordo com a distribuidora.

Clientes e operadoras podem colaborar na regularização dessas situações. A Neoenergia Coelba disponibiliza em seu site (www.neoenergia.com/ba) informações sobre as operadoras autorizadas e o processo de regularização. Além disso, oferece um canal de contato direto para dúvidas através do e-mail [email protected].