Connect with us

Curiosidades e Tecnologia

Netuno inicia movimento retrógrado e forma laço no céu noturno

Netuno entra em movimento retrógrado a partir de 2 de maio, fenômeno que se repete até 7 de dezembro.

Avatar De Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Netuno está pronto para se destacar no céu noturno, pois seu movimento retrógrado está prestes a começar. De acordo com o site de orientação astronômica In-The-Sky.org, a mudança de direção de Netuno ocorrerá às 6h19 (horário de Brasília) nesta terça-feira (2). O planeta continuará nesse movimento até o dia 7 de dezembro, quando retomará sua trajetória usual.

Esse fenômeno, conhecido como movimento retrógrado, ocorre quando um planeta parece inverter sua direção no céu. Na astronomia, esse processo é mais precisamente descrito como um “laço” retrógrado, pois o planeta parece desenhar um laço enquanto se move. Todos os planetas do Sistema Solar experimentam esse fenômeno periodicamente, especialmente aqueles com órbitas externas à da Terra, como Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Marcelo Zurita, colunista do Olhar Digital e presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), explica que o movimento retrógrado é uma ilusão óptica causada pela movimentação da Terra ao redor do Sol. À medida que a Terra avança em sua órbita, nossa perspectiva dos planetas muda, fazendo com que eles pareçam mover-se para trás em relação ao fundo estelar. Para planetas como Netuno, que possuem órbitas mais longas, essa reversão aparente ocorre aproximadamente a cada 13 meses.

Durante o retrógrado, Netuno parecerá mover-se para o oeste no céu, contrastando com seu movimento usual para o leste. Este fenômeno é especialmente notável após a oposição, quando o planeta está do lado oposto ao Sol em relação à Terra. A ilusão de movimento retrógrado é uma consequência direta da diferença nas velocidades orbitais entre a Terra e os planetas mais distantes.

Para os observadores e entusiastas da astronomia, esse período é uma oportunidade única para observar Netuno em uma trajetória incomum, destacando-se no céu noturno.

Mais Lidas