Norberto Odebrecht: uma homenagem à memória de um dos maiores empresários da Bahia

Na tarde desta terça-feira, 9 de maio, a Associação Comercial da Bahia (ACB) irá homenagear o empresário e engenheiro Norberto Odebrecht, fundador da Construtora Odebrecht, que hoje é conhecida como Novonor. A cerimônia acontecerá na sede da ACB, no bairro do Comércio, em Salvador, e reunirá diretores, associados, imprensa, amigos e familiares do homenageado.

O quadro que retrata o engenheiro foi pintado pelo artista Henrique Passos e será fixado ao lado de outras figuras brasileiras notáveis, como Rômulo Almeida, Luiz Tarquínio, Octávio Mangabeira, Clemente Mariani e Bernardo Martins Catharino. O presidente da ACB, Mário Dantas, considera Norberto Odebrecht uma das grandes referências para a economia baiana e destaca seus valores, como amor ao trabalho, inovação e busca pela excelência, que o permitiram montar uma grande empresa e modelo de gestão que até hoje é exemplo a ser seguido.

“A sua contribuição para a economia e desenvolvimento da Bahia e do Brasil são indiscutíveis e só posso agradecer por sua veia empresarial, que tornou a Odebrecht, hoje Novonor, uma das poucas empresas baianas internacionais”, afirma Dantas.

Ao longo de sua história de 79 anos, a Odebrecht, atualmente Novonor, foi responsável pela execução de mais de 2.900 obras de grande porte em mais de 30 países ao redor do mundo. Norberto Odebrecht criou e sistematizou uma tecnologia empresarial reconhecida mundialmente, a TEO (Tecnologia Empresarial Odebrecht). Além disso, ele criou em 2022 a campanha “Tributo ao Futuro”, coordenada pela Fundação Norberto Odebrecht (FNO) para captar doações para a educação de adolescentes da zona rural, arrecadando 6,2 milhões de reais.

Maria Rita Lopes Pontes, superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, lembra que Norberto Odebrecht permaneceu no Conselho de Administração da instituição até o fim, fiel à amizade e compromisso do Amar e Servir de Santa Dulce. “E assim, passaram-se os anos de uma amizade sedimentada na fé, na determinação e confiança entre essas duas pessoas que mudaram a história da Bahia”, ressalta.

A iniciativa da homenagem foi proposta pelo ex-presidente da ACB, João Sá, e pelo diretor Pedro Daltro. A cerimônia estava agendada para 9 de outubro de 2020, junto com a celebração do centenário de nascimento de Norberto, mas precisou ser adiada devido à pandemia da COVID-19. Agora, a ACB se une aos demais admiradores de Norberto Odebrecht para celebrar o legado de um dos mais importantes empresários da Bahia a compor o quadro de associados da entidade.