Nova animação revela a movimentação das placas tectônicas da Terra em 1,8 bilhão de anos

Pesquisadores da Ocean University revelam a movimentação das placas tectônicas da Terra em 1,8 bilhão de anos, destacando sua importância geológica.

Trecho da animação que mostra 1,8 bilhão de anos de evolução da Terra. Crédito: Tectonics and Earth Systems Group

Pesquisadores da Ocean University, na China, liderados por Xianzhi Cao, publicaram um estudo na revista Geoscience Frontiers que revela, pela primeira vez, a movimentação das placas tectônicas da Terra ao longo dos últimos 1,8 bilhão de anos. Este trabalho oferece uma nova visão sobre 40% da história do planeta.

A animação resultante começa com um mapa atual do mundo, mostrando a movimentação da Índia para o sul e o deslocamento de partes do Sudeste Asiático, que formam o continente Gondwana. Cerca de 200 milhões de anos atrás, durante a era dos dinossauros, Gondwana se uniu a outros continentes, formando o supercontinente Pangeia. A animação também revela a formação de Pangeia e Gondwana a partir de placas mais antigas, incluindo Rodínia e o supercontinente Nuna, que existiu há aproximadamente 1,35 bilhão de anos.

As placas tectônicas são únicas na Terra e são responsáveis por moldar a superfície do planeta, criando montanhas, vales e oceanos, além de influenciar o ciclo de nutrientes essenciais. Elas também geram fenômenos como terremotos e vulcões, que são fundamentais para a manutenção da vida.

https://youtube.com/watch?v=_LJG68AmZxI%3Ffeature%3Doembed