Nova atualização do Instagram impede captura de fotos íntimas enviadas no privado

Instagram bloqueia capturas de tela de fotos privadas para impedir a disseminação de imagens íntimas.

Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Na última quinta-feira (17), o Instagram anunciou uma importante atualização que bloqueia as capturas de tela de fotos enviadas em mensagens privadas. A medida faz parte de uma campanha da Meta para combater a “sextorsão”, prática em que imagens íntimas são usadas para ameaças e chantagens.

Agora, será impossível fazer capturas de imagens enviadas via “visualização única” ou com “revisão permitida”, reduzindo a probabilidade de essas imagens serem usadas de forma mal-intencionada. Além disso, o Instagram reforçou a proteção para menores de idade, aplicando um “verificador de nudez” que desfoca automaticamente imagens explícitas enviadas para eles.

A Meta também anunciou que planeja lançar uma campanha educativa para conscientizar os jovens sobre os riscos de sextorsão. A iniciativa começará em quatro países: Estados Unidos, Canadá, Austrália e Reino Unido.

Essas ações complementam outras medidas introduzidas anteriormente, como o controle mais rigoroso sobre interações entre menores e contas suspeitas.