Identificação da Linhagem XEC
A nova linhagem do vírus Sars-CoV-2, designada como XEC, foi recentemente identificada em três estados do Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) detectou essa variante em amostras de dois pacientes diagnosticados com covid-19 na capital fluminense em setembro. A identificação foi realizada pelo Laboratório de Vírus Respiratórios do IOC, que atua como referência junto ao Ministério da Saúde e à Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ações das Autoridades
Após a detecção, o Ministério da Saúde, juntamente com as secretarias Estadual e Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, foi imediatamente informado sobre o achado. As sequências genéticas foram depositadas na plataforma Gisaid em 26 de setembro e 7 de outubro. Além disso, genomas da variante XEC também foram identificados em São Paulo e Santa Catarina, a partir de amostras coletadas em meses anteriores.
Monitoramento pela OMS
A Organização Mundial da Saúde classificou a variante XEC como uma linhagem sob monitoramento em 24 de setembro, após observar mutações que podem impactar o comportamento do vírus. Esta variante começou a se destacar em junho e julho de 2024, especialmente após um aumento nas detecções na Alemanha, e já foi identificada em pelo menos 35 países, com mais de 2,4 mil sequências genéticas depositadas na plataforma Gisaid até 10 de outubro.