A Bahia enfrenta um aumento no número de cidades afetadas por surtos de dengue, com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) relatando um salto de 23 para 38 municípios em apenas três dias. Este aumento acendeu um alerta nas autoridades de saúde, especialmente considerando as três fatalidades já confirmadas devido à doença.
Entre as cidades afetadas estão Anagé, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barro Alto, Belo Campo, Bonito, Brejões, Canarana, Caturama, Condeúba, Encruzilhada, Feira da Mata, Ibiassucê, Ibicoara, Ibipitanga, Igaporã, Ipiaú, Iramaia, Irecê, Iuiú, Jaborandi, Jacaraci, Lajedão, Macaúbas, Manoel Vitorino, Matina, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mucugê, Novo Horizonte, Piripá, Presidente Jânio Quadros, Quixabeira, Serrolândia, Tanque Novo, Uruçuca e Vitória da Conquista.
A Sesab, sob a direção de Vigilância Epidemiológica de Márcia São Pedro, esclarece que a situação é classificada como “surto/epidemia” baseando-se em critérios específicos: o termo “epidemia” é utilizado quando a incidência da doença ultrapassa 100 casos por 100 mil habitantes, um número significativamente acima da média observada nos últimos sete anos. Já “surto” refere-se a um aumento de casos que não abrange uma região inteira, mas sim áreas específicas.