Matemático Stefan Mandel desenvolve técnica para ganhar na loteria e acumula prêmios milionários em diversos países. Utilizando suas habilidades em matemática e economia, Mandel criou um “algoritmo de escolha de números” baseado em uma metodologia chamada “condensação combinatória” e, com isso, ganhou 14 vezes na loteria, gerando diversas acusações de fraude.
O desenvolvimento do algoritmo começou em 1970 e seu funcionamento se dá da seguinte forma: os números possíveis para a loteria são divididos em grupos, de acordo com suas probabilidades de serem sorteados. Em seguida, um número de bilhetes é gerado para cada grupo, elevando a probabilidade de ganhar o prêmio máximo.
Com o apoio de diversos investidores, Mandel comprou a quantidade necessária de bilhetes para levar o prêmio. Isso exigiu a criação de outros algoritmos para gerar e imprimir os bilhetes, prática permitida por algumas loterias na época.
A primeira vitória de Mandel utilizando o algoritmo veio em 1987, na Austrália, rendendo-lhe um prêmio de 27 milhões de dólares australianos. Além disso, o matemático acumulou vitórias em loterias de outros países, como Nova Zelândia, Rússia e Estados Unidos.