Um raio é uma descarga elétrica de alta intensidade que se forma geralmente durante tempestades. Essa descarga pode ocorrer entre nuvens ou entre a nuvem e o solo devido ao acúmulo de partículas com cargas opostas. No caso de uma pessoa ser atingida diretamente por um raio, as consequências podem ser severas, sendo a carga elétrica entre 100 milhões e 1 bilhão de volts.
Consequências Imediatas
Quando alguém é atingido por um raio, as chances de sobrevivência são baixas. Entre os principais motivos que levam à morte, está a interrupção da respiração e das batidas do coração. Mesmo que o coração retome seus batimentos, a falta de oxigênio no organismo pode levar a uma nova parada cardíaca.
Danos ao Sistema Nervoso
O sistema nervoso pode ser seriamente danificado. Se a descarga elétrica atingir o cérebro, pode causar convulsões, perda de consciência e outros sintomas neurológicos. Além disso, a corrente elétrica pode provocar queimaduras na pele e, menos frequentemente, nos tecidos internos, visto que o contato com a descarga é muito breve.
Descargas Laterais
Mesmo que uma pessoa não seja atingida diretamente por um raio, ela pode ser afetada se estiver próxima de um objeto atingido, um fenômeno conhecido como descarga lateral. No entanto, uma pessoa atingida por um raio não oferece risco de transmitir a carga elétrica a outras pessoas. Aqueles que socorrem a vítima podem fazê-lo sem medo, garantindo que ela não esteja mais exposta a outros perigos e acionando o corpo de bombeiros através do número 193 o mais rápido possível.