ONG mexicana inclui três cidades baianas em lista das mais violentas do mundo

O levantamento anual mexicano ‘Seguridad, Justicia y Paz’, apurado pelo Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal, uma das principais entidades internacionais no monitoramento de taxas de crimes violentos, indica que o Brasil tem 10 das 50 cidades com mais índices de violência do mundo, sendo que a Bahia possui 3 delas.

Os números, que representam o ano de 2022, evidenciam que entre as cidades mais perigosas estão Salvador (19º lugar), Feira de Santana (22º lugar) e Vitória da Conquista (26º lugar).

Outras cidades brasileiras que se encontram no ranking mundial são Mossoró (11º lugar), Manaus (21º lugar), Natal (28º lugar), Fortaleza (31º lugar), Recife (25º lugar), Maceió (36º lugar) e Teresina (40º lugar).

O Brasil registou uma diminuição no número de cidades com maior índice de violência. No último levantamento, o país possuía 11 municípios na lista.

O ranking considera o número de homicídios para cada 100 mil habitantes e está limitado às cidades com 300 mil habitantes ou mais. 

Países que se encontram em guerras, como Síria e Iraque, foram excluídos. Além disso, o estudo é feito a partir de dados oficiais ou de fontes alternativas, como organizações não governamentais.