Organismos incríveis habitam as profundezas da crosta terrestre

Os endolitos são organismos que habitam as rochas da Terra, sobrevivendo por milhões de anos em ambientes inóspitos.

Organismos estão bem fundo na crosta terrestre (Imagem:Poliorketes/Shutterstock)

A crosta terrestre, longe de ser um ambiente desolado, abriga uma variedade fascinante de organismos conhecidos como endolitos.

Esses seres, que incluem bactérias, vírus, fungos, líquens e amebas, conseguem viver dentro das rochas, nos mínimos poros entre grãos minerais e em fendas geológicas. O termo “endolito” tem origem grega e refere-se a esta diversidade de vida oculta.

Os endolitos podem ser identificados por colorações características e são notáveis por sua capacidade de sobreviver por milhões de anos. Conforme relatado pelo IFLScience, esses organismos estão presentes em rochas ao redor do mundo, com mais frequência em locais expostos.

Pesquisas já documentaram a presença de colônias de micróbios em monumentos antigos feitos de calcário no México, assim como a presença de algas em regiões áridas da Antártida. Esses organismos não preferem ambientes extremos; ao contrário, eles prosperam em locais onde a competição é escassa, podendo ser encontrados a profundidades de 2,5 a 5 km, tanto no solo quanto no fundo dos oceanos.