Organização Meteorológica Mundial prevê aumento de furacões no Atlântico

ONU alerta para mais furacões intensos no Atlântico devido ao aquecimento oceânico.

Imagem: Reprodução/YouTube/NOAASatellites

A Organização Meteorológica Mundial (OMM), parte das Nações Unidas (ONU), informou que, devido ao aquecimento anômalo do Oceano Atlântico, devemos nos preparar para uma temporada de furacões mais intensa. A informação foi divulgada pela agência AFP.

De acordo com a OMM, o furacão Beryl, que se intensificou rapidamente, serve como um indicativo do que está por vir. Anne-Claire Fontan, diretora científica do programa de ciclones tropicais da organização, afirmou que o fenômeno é um sinal de uma temporada ativa de furacões no Atlântico.

O furacão Beryl deslocou-se pelo Caribe e deverá atingir a Península de Yucatán, no México, trazendo ventos violentos, mesmo que diminua de intensidade. Posteriormente, o furacão poderá seguir para o Golfo do México, onde há incertezas sobre o seu destino final, podendo impactar tanto o México quanto o Texas.

Fontan explicou que as águas quentes do oceano fornecem a energia necessária para que furacões se intensifiquem rapidamente, criando sistemas de categoria 5 com intensa precipitação. Ela destacou também que, com o aumento do nível do mar, as tempestades podem causar inundações devastadoras ao atingirem a costa, especialmente em áreas densamente povoadas.

Apesar das previsões regionais indicando uma temporada de furacões mais longa, há ainda muitas incertezas sobre o comportamento global dos ciclones tropicais em um planeta em aquecimento. A cientista ressaltou a necessidade de aprimorar os modelos de previsão para detectar intensificações rápidas como a do Beryl.

Fontan enfatizou a importância de os países vulneráveis se prepararem melhor para futuros furacões intensos. Ela sugeriu que essa preparação envolva a educação sistemática da população sobre os riscos apresentados pelos ciclones tropicais e como reagir a diferentes níveis de perigo, além de preparar residências e saber onde estão localizados os abrigos.