O gênero policial apresenta a subcategoria “buddy cop”, caracterizada por filmes que envolvem dois policiais de personalidades contrastantes trabalhando em parceria para resolver crimes. Essa combinação acaba gerando momentos de ação, humor e camaradagem, uma vez que, tipicamente, um dos parceiros é mais comprometido com as regras, enquanto o outro tende a quebrá-las.
Em geral, mesmo que um deles não seja um policial de fato, ambos terão personalidades distintas e se juntarão para desvendar mistérios. Inspirados por essa fórmula, preparamos uma lista reunindo os 10 melhores filmes do subgênero buddy cop.
Sucessos que marcaram o gênero
Grandes expoentes do gênero, “Bad Boys” (1995), dirigido por Michael Bay, foi um enorme sucesso de bilheteria, estrelado por Will Smith e Martin Lawrence como uma dupla de detetives da narcóticos de Miami. O filme gerou uma franquia com mais sequências.
Outro destaque é “A Hora do Rush” (1998), comédia policial aclamada pela química entre Jackie Chan e Chris Tucker. A trama envolve a filha de um diplomata chinês sequestrada, levando o inspetor de Hong Kong, Lee (Chan), e o detetive James Carter (Tucker) a unirem forças.
“The Heat” (2013), dirigido por Paul Feig, traz duas mulheres como parceiras: a agente do FBI Sarah Ashburn (Sandra Bullock) e a detetive Shannon Mullins (Melissa McCarthy). Juntas, elas precisam deter um mafioso em Boston.
Clássicos que impulsionaram o subgênero
Considerado um dos maiores sucessos e precursores do gênero, “Máquina Mortífera” (1987), dirigido por Richard Donner, estrelou Mel Gibson e Danny Glover como parceiros policiais de características opostas. A franquia se tornou uma referência do buddy cop.
Outro clássico é “48 Horas” (1982), um dos primeiros filmes a popularizar o subgênero. Com direção e roteiro de Walter Hill, o longa-metragem traz Nick Nolte como um policial linha-dura e Eddie Murphy como um presidiário esperto, que se unem para capturar um assassino.
Também dirigido por Walter Hill, “Inferno Vermelho” (1988) é um exemplar típico do buddy cop dos anos 80, estrelado por Arnold Schwarzenegger como um policial soviético e Jim Belushi como um detetive de Chicago.
Já “O Último Boy Scout” (1991), de Tony Scott e roteiro de Shane Black, ganhou status cult ao longo do tempo. Bruce Willis e Damon Wayans interpretam, respectivamente, um investigador particular e um ex-astro do futebol americano que se aliam para investigar um assassinato relacionado a uma conspiração na NFL.
Outros destaques do subgênero
Além dos já citados, outros destaques do subgênero buddy cop incluem “Tango & Cash” (1989), estrelado por Sylvester Stallone e Kurt Russell como policiais rivais forçados a trabalhar juntos, e “Cidade Ardente” (1984), com Clint Eastwood e Burt Reynolds como ex-parceiros que se reencontram em uma trama ambientada na época da Lei Seca.
Por fim, “Anjos da Lei” (2012) satiriza os filmes policiais. Jonah Hill e Channing Tatum interpretam dois ex-colegas de escola que se tornam policiais e acabam tendo que se passar por estudantes em uma missão. O sucesso rendeu uma sequência em 2014.