Viajar sozinha como mulher pode trazer o sentimento de insegurança, mas o retorno das viagens após o cenário pandêmico indica um movimento de mudança de comportamento e maior interesse em conhecer lugares sozinha. De acordo com uma pesquisa da companhia norte-americana de transporte marítimo Norwegian Cruise Line, a cada três viajantes, um tem o desejo de conhecer o local sozinho.
Sabendo da discriminação e preocupação enfrentada por mulheres em relação à segurança ao viajar sozinha, a BBC identificou os cinco países mais seguros para o público feminino. Para a seleção, foram utilizados o Índice de Paz e Segurança das Mulheres da Universidade de Georgetown (WPS), o relatório Global Gender Gap do Fórum Econômico Mundial e o Índice de Paz Global do Institute for Economics and Peace (PGP), além das experiências de mulheres que já viajaram sozinhas.
Eslovênia
A lista começa com a Eslovênia, considerada o país mais seguro da Europa Central e Oriental. O índice WPS indica que 85% das mulheres se sentem seguras no país.
Ruanda
Em segundo lugar está Ruanda, com 55% do parlamento composto por mulheres e o primeiro lugar do mundo em igualdade de gênero na corte. O país tem uma alta pontuação no índice Global Gender Gap e é considerado um lugar seguro para mulheres.
Emirados Árabes
Em terceiro lugar estão os Emirados Árabes, líderes da lista entre os países do Oriente Médio e Norte da África no índice WPS. A segurança comunitária é alta, e 98,5% das mulheres com 15 anos ou mais relataram sentir-se seguras andando sozinhas à noite na cidade ou área onde moram.
Japão
O quarto lugar é ocupado pelo Japão, conhecido por ser um dos dez países mais seguros do mundo, com baixo índice de crimes violentos e conflitos internos ou externos. O país também está na lista do Índice de Paz Global.
Noruega
Finalmente, em quinto lugar está a Noruega, que ocupa uma posição alta no índice WPS e figura entre os dez países mais igualitários e felizes em termos de gênero do mundo. O país é conhecido por ser tradicionalmente inclusivo para todos os viajantes.
É importante lembrar que, embora esses países sejam considerados seguros para mulheres que viajam sozinhas, é sempre recomendável que as viajantes tomem precauções adicionais para garantir sua segurança, como evitar áreas perigosas à noite e manter contato regular com amigos ou familiares.