A Universidade de Oxford, na Inglaterra, elegeu “brain rot” como a palavra do ano de 2024. Este termo, que em português significa “cérebro apodrecido”, está ligado à saúde mental e expressa o mal-estar que muitos sentem após longos períodos nas redes sociais.
A votação, realizada anualmente desde 2004, contou com a participação de aproximadamente 37 mil pessoas. No ano passado, a palavra vencedora foi “rizz”, uma abreviação de carisma.
De acordo com o Dicionário de Oxford, “brain rot” se refere à deterioração do estado mental, muitas vezes provocada pelo consumo excessivo de conteúdos triviais. Embora tenha ganhado popularidade, com um aumento de 230% em seu uso este ano, o termo tem origem no século XIX, quando foi usado pela primeira vez por Henry David Thoreau em sua famosa obra “Walden, ou a vida nos bosques”. Thoreau criticou a tendência da sociedade de priorizar ideias simples em detrimento das complexas, levantando questões que permanecem atuais. O conceito de “brain rot” se tornou ainda mais pertinente à luz das preocupações contemporâneas sobre o consumo de conteúdo online.