Franca, SP – A Diocese de Franca divulgou nesta quinta-feira (5) que o padre Ferdinando Henrique Pavan Rubio solicitou e foi dispensado de suas obrigações sacerdotais e do voto de celibato. A decisão veio após o padre informar que será pai em decorrência de um relacionamento.
Segundo informações do Portal ChicoSabeTudo, o pedido de dispensa partiu do próprio religioso.
“A causa foi o envolvimento com uma pessoa, que resultou numa gravidez. A Igreja orienta que o sacerdote assuma a sua obrigação de paternidade”, esclareceu a Diocese, por meio de uma nota oficial.
Cúria Diocesana de Franca
No início de setembro, a Cúria Diocesana de Franca já havia anunciado que o bispo Dom Paulo Roberto Beloto acolheu o pedido de dispensa do padre, mas na ocasião, não revelou o motivo. “Mediante isso, acima de quaisquer especulações, unamo-nos em oração por este nosso irmão, a fim de que ele seja feliz nesta nova etapa de sua vida”, disse a Diocese, em publicação em seu perfil oficial no Instagram.
Futuro incerto
Ferdinando já abandonou todas as atividades que exercia como líder da Paróquia Santa Luzia, no bairro São Joaquim, em Franca. Agora, o próximo passo é recorrer ao Vaticano para validar a dispensa, conforme determina o Direito Canônico, que proíbe padres de terem relacionamentos amorosos ou se casarem.
“Ele deixou de exercer o ministério sacerdotal e suas funções pastorais. Está suspenso de Ordens, até que obtenha o rescrito [nome dado a um ato administrativo baixado por escrito pelo Papa] proveniente da Santa Sé”, informa a Diocese.
Ferdinando Henrique Pavan Rubio é natural de São José da Bela Vista (SP) e foi ordenado padre há oito anos. Antes de liderar a Paróquia Santa Luzia, ele passou pelas paróquias São Pedro, no bairro Vila Europa, e Santa Gianna, ambas em Franca. Ele também atuou como reitor do Seminário Propedêutico.