Paulo Afonso e outras cidades baianas estão sob alerta de calor extremo até domingo, diz Inmet

Inmet alerta para onda de calor em mais de 160 cidades baianas até domingo, com baixa umidade em parte do estado.

Imagem: Reprodução/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de onda de calor que deve afetar mais de 160 cidades da Bahia entre esta sexta-feira (11) e o próximo domingo (13). Cidades das regiões Centro-Norte, Norte, Oeste e parte da Chapada Diamantina estão incluídas na previsão de temperaturas elevadas.

Entre os municípios citados estão Abaré, Adustina, Andaraí, Barra, Bom Jesus da Lapa, Campo Alegre de Lourdes, Capim Grosso, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Glória, Ipirá, Irecê, Jacobina, Jeremoabo, Lençóis, Paulo Afonso, Pedro Alexandre, Santa Brígida, Senhor do Bonfim, Valente e Xique-Xique. Nas últimas 24 horas, Barreiras, localizada no Extremo Oeste baiano, destacou-se ao registrar 40,5°C, figurando entre as cidades mais quentes do Brasil.

Além da onda de calor, o Inmet alerta para a baixa umidade em parte do Norte da Bahia, onde os níveis podem variar entre 20% e 30%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a umidade relativa do ar ideal para o bem-estar humano fique entre 50% e 60%, indicando que a situação pode representar riscos à saúde, especialmente para pessoas com problemas respiratórios, além de aumentar o risco de incêndios em áreas secas.

Faça um comentário